Reaver Heróis

21/10 - 24/10

2021

Debate

“O que precipitou a morte do cinema, esse herói morto?” Essa é a pergunta que um entrevistador de rádio faz ao Sudanese Film Group, momento registrado no longa Talking about trees, de Suhaib Gasmelbari. A segunda sessão do Cineclube Mocambo, a ser realizada entre os dias 21 e 24 de outubro, dá continuidade às ideias suscitadas pela sessão Conversas sobre a Morte para falar justamente sobre aquilo que fica: os registros de um passado, as memórias que vêm e que vão, os combatentes que seguem na luta e as vontades de futuro que são construídas por essas pessoas. Ela se inicia com Lovelace (2021), curta dirigido por Kahlil I. Pedizisai que foi filmado quase que por acidente. Em conversa gravada especialmente para a sessão que será disponibilizada no canal do Cineclube no YouTube, Kahlil conta como sentiu a necessidade de registrar, de alguma forma, o funeral de Michelangelo Lovelace, artista, pintor da cidade de Cleveland e seu amigo. Essa vontade se justificava não só como forma de homenagem e elaboração do luto, mas como uma tentativa de reaver o amor, a comunidade e os laços que, unidos ao artista que faleceu, também se entrelaçam entre as pessoas que a ele estão conectadas. Afinal, e aqui reformulamos uma fala do próprio Kahlil, pulsões de amor e alegria também elaboram processos de resistência. Outro laço de amizade e companheirismo pode ser destacado em Talking about trees - A morte do cinema sudanês (2019), No longa, Ibrahim Shadad, Manar Al Hilo, Suleiman Mohamed Ibrahim e Altayeb Mahdi, cineastas membros do Sudanese Film Group, tentam reabrir uma sala de cinema em sua cidade. Como conta a sinopse do filme, eles são motivados pelo antigo sonho de, após o exílio, “espalhar a arte do cinema pelo Sudão”. Mas não esqueçamos: cinema é ameaça - especialmente em sociedades de regime totalitário. E reacender essa arte, entendendo a força dela, por meio do afeto que une esse grupo de amigos, é ir contra os sistemas de opressão que pretendem manter esses encontros possíveis alheios à precariedade. Na mesma entrevista com o Sudanese Film Group registrada em Talking about trees, o jornalista de rádio que conduz as perguntas complementa: “esperamos sua ressureição”. Ele se refere à ressurreição do cinema, esse herói morto pela ditadura. A fim, portanto, de reaver heróis, completamos a sessão com um debate que pretende comentar os dois filmes em exibição, e, paralelamente, abordar alguns aspectos em torno das ideias de memória, registro e preservação. Participam a professora e pesquisadora Tatiana Carvalho Costa, uma das curadoras do Cineclube, e o jornalista Pedro A. Caribé, coordenador do museu digital Cinema de Terreiro, voltado à memória do cinema negro no território de Salvador e Recôncavo baiano. A conversa será realizada no domingo, 24 de outubro, a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do Cineclube Mocambo no YouTube. Vem bater esse papo conosco.

Lovelace

Ano: 2021

Duração: 11 minutos

Direção: Kahlil I. Pedizisai

Sinopse:

michelangelo lovelace (june 15, 1960 - april 26, 2021)

Ficha técnica:

Com Michaelangelo Lovelace, Pastor Aaron Robinson, Anthony Lovelace Direção e fotografia: Kahlil I. Pedizisai Montagem: Devon V. Collins Visual Arsenal, Estados Unidos Kahlil I. Pedizisai nasceu em Cleveland, Ohio (Estados Unidos). Como leitor voraz e amante de filmes, aprendeu cedo o poder de contar histórias. Inspirado por Jean-Michel Basquiat e Gordon Parks, Kahlil adotou várias mídias para expressar o seu trabalho artístico. Do final da década de 1980 até a década de 1990, Kahlil trabalhou como fotojornalista para a maior publicação negra do estado, o jornal The Call & Post Newspaper. Lá, ele cobriu a trajetória e o impacto da destruição progressiva da epidemia de crack junto às pessoas viciadas, às suas famílias e comunidades. Kahlil trabalhou em filmes comerciais e produção de vídeo como Diretor Assistente desde 1991. Em 2005, ele começou a trabalhar como diretor, diretor de fotografia e gaffer com foco em projetos de documentário. Em 2016, Kahlil começou a ensinar cinema como Artista Visitante na University of Virginia, como parte da Série Black Fire. Atualmente, é Artista Visitante da Lacroute Initiative na Linfield University. Kahlil cursa agora mestrado em fotografia na Falmouth University, na Inglaterra, Reino Unido.

Talking about Trees

Ano: 2019

Duração: 94 minutos

Direção: Suhaib Gasmelbari

Sinopse:

Ibrahim, Suleiman, Manar e Altayeb; cineastas, idealistas e amigos por mais de 45 anos. Após anos de distância e exílio, eles se reúnem em sua pátria ferida esperando finalmente poder realizar um antigo sonho: espalhar a arte do cinema no Sudão.

Ficha técnica:

Com Ibrahim Shaddad, Suliman Ibrahim, Eltayeb Mahdi, Manar Al-Hilo e Hana Abdelrahman Suliman (Sudanese Film Group, SFG) Direção e roteiro: Suhaib Gasmelbari Produção: Marie Balducchi Fotografia: Suhaib Gasmelbari Edição: Nelly Quettier, Gladys Joujou Som: ElSadig Kamal, Katharina Von Schroeder Edição de som: Jean Mallet Mixagem de som: Jean-Guy Véran Coloristas: Herbert Posch, Marine Lepoutre Uma produção AGAT Films & Cie (França) Em associação com Sudanese Film Group (Sudão) Em co-produção com GO Ï -GO Ï Productions (Chade), MADE IN GERMANY Filmproduktion (Alemanha), Vidéo de Poche (França), Doha Film Fund (Qatar) Com o apoio: Aide aux cinémas du monde, Centre National du cinéma et de l’image animée, IDFA Bertha Fund Europe, IDFA Bertha Fund, La Région Ile-de-France, World Cinema Fund, Film und Medienstiftung NRW, Arab Fund for Arts and Culture, Doha Film Institute, SANAD Development Grant, Venice Production Bridge Sudão, França, Alemanha, Chade, Qatar Nascido em 1979 no Sudão, Suhaib Gasmelbari é cineasta, escritor e diretor de fotografia sudanês. Cursou Cinema na França, na Universidade de Paris VIII. Escreveu e dirigiu diversos curtas-metragens, tanto de ficção quanto de documentário. Talking about Trees é o seu primeiro longa-metragem. O cineasta é também pesquisador com foco especial em arquivos audiovisuais. Por meio de seu trabalho, foi capaz de encontrar alguns filmes sudaneses perdidos há muito tempo. Gasmelbari ainda participa ativamente de projetos internacionais e locais para salvar e digitalizar filmes do Sudão, incluindo os de Ibrahim Shadad, Suleiman Mohamed Ibrahim e Altayeb Mahdi.