Diretora já veterana no cinema nacional, Lilian Solá Santiago, junta a seus contemporâneos, protagonizou um dos importantes momentos de uma certa historiografia do cinema negro brasileiro. Signatária do Dogma Feijoada, manifesto lançado no Festival Internacional de Curtas de São Paulo de 2000, e autora de mais de uma dezena de documentários premiados no Brasil e no exterior, Lilian traz consigo uma trajetória de valorização da cultura negra e ameríndia como fundante da própria cultura e identidade brasileiras. Para além dos filmes em exibição, Eu tenho a palavra e Balé de pé no chão - A dança afro de Mercedes Baptista, nossa quarta sessão conta com um debate super especial. Dessa vez, trata-se de uma conversa previamente gravada com a própria cineasta Lilian Solá Santiago e a historiadora, pesquisadora e crítica cultural Lorenna Rocha, uma das idealizadoras do INDETERMINAÇÕES, parceiro do Cineclube Mocambo na sessão. Assista no canal do YouTube do Cineclube Mocambo: a conversa será liberada no sábado, dia 11, às 18h!
Lilian Solá Santiago é documentarista, roteirista e professora de cinema. É autora de mais de uma dezena de documentários premiados no Brasil e no Exterior. Ganhadora do prêmio Willian Greaves Fund 2021, da fundação norte-americana Firelight Media. Integrante do Grupo de Pesquisa LabArteMídia da Universidade de São Paulo, onde é doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP. Atualmente, é coordenadora do Curso de Cinema do CEUNSP (Salto/SP).
Lorenna Rocha é historiadora (UFPE), pesquisadora e crítica cultural. Co-fundadora, curadora e coordenadora de projetos do INDETERMINAÇÕES - plataforma de crítica e cinema negro brasileiro. É redatora na Revista Cinética. É crítica teatral, curadora e revisora textual no Quarta Parede. Participou de programas formativos para jovens críticos como 4º Talent Press Rio (2019) e Júri Jovem - 24º Mostra de Cinema de Tiradentes (2021). Além de realizar cobertura de diversos festivais de cinema e teatro pelo país, possui publicações em catálogos, blogs e sites eletrônicos como Verberenas (DF) e Questão de Crítica (RJ). Ministrou, ao lado de Gabriel Araújo, a 'Perspectivas Pretas - Oficina de Crítica Audiovisual', na Nicho Novembro 2021. Ministra aulas de crítica teatral e é idealizadora do curso SABERES ESPIRALARES - sobre teatros negros e a cena contemporânea [preta].